Eram 22h00 de ontem quando Rita Guerra voltou finalmente aos palcos, com a sua banda, após um período de pausa de vários meses, pela gravidez e nascimento da sua filha, Madalena, em Fevereiro passado.
Foto: Pedro Gomes
O espectáculo abriu com "À Espera do Sol", seguindo-se "Diz-me Que o Tempo Não Passa" e "No Meio da Escuridão". O público, esse, estava conquistado à partida: largas dezenas de fãs, de todo o país, mobilizados pelo Clube e pelo grupo de Rita Guerra no hi5, marcaram ruidosa e calorosa presença e rapidamente contagiaram a sala. Não espantou, por isso, o desabafo da cantora para a plateia, na primeira de muitas conversas:
«estou a gostar mesmo muito de estar aqui… é muito maior, mas parece mesmo a sala de estar lá de casa, cheia de amigos…» E os amigos não pouparam aplausos, aos primeiros acordes do tema seguinte, o sucesso "Brincando Com o Fogo", em dueto com Pedro Oliveira.
Foto: Pedro Gomes
Sentando-se ao piano, Rita Guerra introduziu depois a surpresa da noite. Uma homenagem a Elton John, recordando "Your Song", o primeiro tema que a cantora tocou profissionalmente em público, há 25 anos atrás.
Foto: Pedro Gomes
"Secretamente", em versão acústica, criou depois outro momento comovente, com a sala do Olga Cadaval a cantar, em uníssono, a quase totalidade da canção. Tal foi o clima que a Rita não resistiu a elogiar, em troca de galhardetes, o "coro improvisado":
«ah, estou a ver que vocês conhecem esta... E mais afinados que muita gente, parabéns!!!» Foto: Pedro Gomes
Do álbum "Desencontros", veio a recuperação do tema "Há Dias", dando lugar a "I Thought You Would Leave Your Heart With Me" e "Pormenores Sem a Mínima Importância", escrito por Rui Veloso para o álbum de estreia de Rita Guerra, em 1990. Num salto de 17 anos, a estreia ao vivo de "Sentimento", o mais recente single, marcou outro dos momentos altos da noite, mostrando que o público está claramente em ansiedade quanto ao álbum que irá suceder ao multi-platinado "Rita", de 2005.
O espectáculo seguiu em crescendo, com a entrada em palco de Paulo Martins, marido e produtor de Rita Guerra e vocalista dos Sexto Sentido. Em dueto, interpretaram "Só Tu", recentemente lançado, em versão alternativa, no novo álbum da banda.
Foto: Pedro Gomes
Os minutos seguintes foram de euforia, com Rita a arrancar uma portentosa interpretação de "Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)", canção com a qual representou Portugal no Festival da Eurovisão, em 2003. A força e o significado do tema levaram a cantora, aliás, a escolhê-la para dar nome à digressão que agora se inicia e tem já, entre várias reservas, datas confirmadas para Ansião, Lagoa, Esposende, Mogadouro e Vendas Novas.
Foto: Pedro Gomes
"Perdida na Noite", "Chegar a Ti", "Para Além da Noite" e "Onde Tu Estiveres" levaram ao fim hora e meia de prazer, canções e conversas cruzadas entre palco e plateia, que exigiu naturalmente um encore. Com Pedro Oliveira, Rita Guerra trouxe a palco o tema "All Over Again", gravado em dueto com Ronan Keating, no ano passado. A dupla repetiu ainda "Brincando com o Fogo" e os dados estavam lançados para segundo encore, com "À Espera do Sol" e "Secretamente".